Informação de garantia do Produto

Para prestar o melhor serviço e atendimento, a toda e qualquer necessidade do cliente.

Perceba como os artigos comercializados na Loja do Electrodoméstico chegam até si e como se enquadram no ciclo dos produtos e os direitos legais do consumidor, designadamente os decorrentes do Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de outubro (“DL 84/2021”), que regula os direitos do consumidor na compra e venda de bens, conteúdos e serviços digitais, transpondo as Diretivas (UE) 2019/771 e (UE) 2019/770.

A Loja do Electrodoméstico não é fabricante de nenhum dos produtos que comercializa. Neste sentido, adquire-os diretamente ao fabricante ou a um distribuidor grossista, tendo o consumidor os mesmos direitos legais enquanto cliente da Loja do Electrodoméstico. Assim, estes direitos legais, podem ser exercidos perante a Loja do Electrodoméstico, mas também sobre o Produtor (segundo o DL 84/2021, “o fabricante de bens, conteúdos ou serviços digitais, o importador de bens na União Europeia ou qualquer outra pessoa que se apresente como produtor, através da indicação, nos bens, do seu nome, marca ou outro sinal distintivo”) e/ou o Representante do Produtor (segundo o DL 84/2021, quem atuar “na qualidade de distribuidor comercial do produtor e ou de centro autorizado de serviço pós-venda”).

1.Garantia legal

1.1 O que é a Garantia Legal?

Caso adquira um artigo na Loja do Electrodoméstico este está abrangido pelo regime de garantia legal. O regime da garantia legal é apenas aplicável a consumidores (pessoa singular que efetua a compra fora do âmbito de atividade comercial, industrial, artesanal ou profissional ou que, relativamente a um bem com uso misto, se verifica não ser a finalidade comercial predominante no contexto global do contrato de compra e venda). Caso o Cliente não se qualifique como um consumidor (por exemplo, se a compra tiver sido efetuada por uma empresa) ou encontre-se fora dos casos abrangidos por garantias de cariz contratual, qualquer solicitação do Cliente relativa a falta de conformidade (defeito) do artigo ficará sujeita a apreciação casuística da Loja do Electrodoméstico e poderá ser recusada de acordo com o seu livre critério.

Nos termos da lei o consumidor tem direito à conformidade dos bens. Assim, sempre que uma falta de conformidade se manifeste no seguinte prazo a contar do momento da entrega do bem ao consumidor (receção na morada de envio estipulada pelo consumidor, levantamento pelo consumidor ou instalação pela Loja do Electrodoméstico, quando esta tenha sido contratada):

a) 3 anos (36 meses) para o consumidor Particular e 18 meses para clientes empresariais, com NIPC empresarial;
b) Os prazos referidos na alínea anterior aplicam-se aos bens adquiridos a partir de 01/01/2022.

O consumidor tem direito:
(i) À reposição da conformidade, através da reparação ou da substituição do bem (sempre e de carácter obrigatório nos 30 primeiros dias após a entrega);
(ii) À redução proporcional do preço; ou
(iii) À resolução do contrato.

Como proceder ao RMA?

1 Como deve proceder se o bem manifestar uma falta de conformidade (defeito) de um produto que esteja abrangido pela garantia legal?

1.1 Procure assistência diretamente junto do produtor, fabricante ou representante da marca do produto (ver lista de contactos das respectivas marcas que lhe deixamos em baixo)

1.2 Directamente na Loja do Electrodoméstico, entrando em contacto com o nosso correio eletrónico: geral@lojadoelectrodomenstico.pt

Os direitos do consumidor relativos à garantia legal podem ser exercidos junto do produtor, fabricante ou representante da marca do produto ou junto da Loja do Electrodoméstico, de acordo com a preferência do consumidor.

Se tratar da garantia do seu produto diretamente junto do Produtor / Fabricante, visto que não tem intervenientes pelo meio, o processo poderá ser mais cómodo e célere. Caso seja possível obter assistência diretamente junto do Produtor / Fabricante, recomendamos este método porque é certamente mais rápido.

2. Garantia direta com o produtor / fabricante

Algumas marcas disponibilizam garantia/suporte direto ao Cliente. Apresentamos alguns dos contactos mais relevantes para que, caso pretenda, possa entrar em contacto diretamente com a marca para tratar da garantia do equipamento.

2.1 Portáteis

  • Asus: 211 156 011
  • Sony: 808 200 185
  • Tsunami: 707 201 143
  • Toshiba: 707 265 265
  • Samsung: 808 207 267
  • Dell: 214 220 710
  • HP: 210 608 027
  • MSI: 707 502 210
  • LeNovo/IBM: 707 500 137 / 218 927 115
  • LeNovo (apenas gama ThinkPad): 808 225 115

2.2 Monitores

  • Asus: 211 156 011
  • BENQ: Consultar
  • Philips: 213 591 440
  • Samsung: 808 207 267
  • LG: 808 785 454
  • Acer: 211 452 358
  • Dell: 214 159 307

2.3 Smartphones

  • Archos: 808 781 104
  • Samsung: 808 207 267
  • BQ: 308 800 874
  • HTC: 215 947 496
  • WIKO: 308 804 720
  • Motorola: 800 814 351

2.4 UPS

  • MGE Eaton: 800 302 122
  • Phasak: 229 997 765

2.5 Tablets

  • Archos/Arnova: 808 781 104
  • Asus: 211 156 011
  • Samsung: 808 207 267
  • BQ: 308 800 874

Para mais informações ou esclarecimento de qualquer dúvida contacte-nos:

Dados de contacto da loja do Electrodoméstico:
E-mail: geral@lojadoelectrodomestico.pt (atendimento geral ao cliente, tempo médio de resposta 3 dias úteis).

Contacto telefónico: +351 304 503 180 – Funciona no seguinte horário: segunda a sexta-feira das 09H30 às 13H00 e das 15H00 às 18H30.